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Assessoria em Cálculos Judiciais

Santander lidera reclamações no banco central - 31/10/2011
Fonte: Jornal da Tarde

O Santander ultrapassou no mês de maio o Itaú Unibanco como o banco mais reclamado do País, segundo o ranking do Banco Central – que registra reclamações contra instituições financeiras com mais de 1 milhão de clientes.

O Itaú Unibanco (hoje em 3º) liderava a lista desde outubro de 2010. Completam a lista Banco do Brasil (2º), Bradesco (4º), HSBC (5º), Caixa (6º), Banrisul (7º) e Banco do Nordeste (8º). No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, o Itaú Unibanco continua o banco mais reclamado (líder entre janeiro e maio de 2011), seguido pelo Santander (liderou uma vez e três vezes na 2ª posição).

O principal motivo para as reclamações são os débitos não autorizados em conta (com 251 queixas em maio), no topo desde fevereiro de 2010. “Isso ocorre há muito tempo. Demonstra que está havendo um problema sistêmico e os bancos não têm capacidade de resolver”, diz Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste).

Segundo ela, muitas das cobranças são relativas a diferentes tipos de serviço de pagamento por débito automático em conta corrente. “Sem a autorização do consumidor, muitas empresas estão transferindo cobranças de boleto para débito automático. Por isso, o cliente precisa ficar atento ao extrato bancário para saber a origem desse débito”, diz Maria Inês. “Em alguns casos, o consumidor pediu para cancelar o serviço, mas a empresa continua com a cobrança em conta.”

Outros problemas que motivaram reclamações foram cobrança irregular de tarifas e serviços não contratados (166) e descumprimento de prazo para solução de problemas dos clientes (118).

O Santander informou que, no início do ano, alterou processos e sistemas que ocasionaram o aumento de reclamações (já regularizadas) e as reclamações têm prioridade. O Itaú Unibanco diz que aprimora a qualidade do atendimento, dos produtos e serviços oferecidos.

O Banco do Brasil e o Banco do Nordeste informam que atendem às demandas dos clientes, o que vem se refletindo na redução das reclamações. O Bradesco diz que sua ouvidoria acompanha a reclamação e corrige eventuais falhas. Já o HSBC informa que sempre avalia o mérito de todas as demandas, independentemente de serem procedentes ou não. A Caixa não se manifestou.

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